top of page

Devo Financiar?

  • Imóveis Catelani
  • 15 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura

A jornada de 8 horas de trabalho é cansativa, vivemos essa mesma rotina no mínimo 5 dias por semana, as vezes temos aquela merecida folga de 7 em 7 dias, isso sem contar o tempo que passamos dentro de ônibus e metrôs lotados ou em carros parados no engarrafamento das grandes metrópoles, tudo isso para que ao final de 30 dias possamos receber o tão esperado salário do mês, mas praticamente no mesmo dia pelo menos um terço do suado dinheiro vai para as mão da nossa senhoria, quitar o aluguel do mês.

É maçante trabalhar todos os dias e concentrar nossos esforços para pagar algo que no final das contas nunca será nosso, e é por esse motivo que é comum á várias pessoas o sonho da casa própria, mas em um país aonde não temos a cultura de poupar, como comprar um imóvel?

A melhor opção neste caso é optar pelo financiamento imobiliário.

O financiamento imobiliário é um espécie de empréstimo concedido por instituições financeiras para que pessoas físicas e jurídicas adquiram um imóvel, geralmente o empréstimo corresponde a 80% do valor do imóvel ou 70% no caso do financiamento pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, sendo assim o comprador precisa ter ao menos os 30% do valor total do imóvel que será dado como entrada na compra.


Condições de Financiamento


O tomador de crédito, também conhecido como comprador deverá possuir mais de 18 anos, nome limpo e idoneidade cadastral junto ao SERASA e SPC.

O imóvel será submetido á uma avaliação que constate a conformidade de moradia estabelecida pela instituição financeira.

O financiamento permiti a utilização do FGTS como recurso de entrada na aquisição do imóvel.

O comprador deverá comprovar renda, compondo-a com o conjugue ou parentes que determinem a capacidade de pagamento do financiamento.


Tipos de Financiamento


SFH ( Sistema Financeiro Habitacional)


Esta modalidade de financiamento foi criada pelo Governo Federal e utiliza como recurso o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos) e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), desta forma as instituições financeiras conseguem implantar um juros menor que pode chegar no máximo até 12%, porém para se enquadrar neste tipo de financiamento existe algumas regras.


- O imóvel deve valer no máximo 750 mil nos estados de São Paulo, DF e Rio de Janeiro. Para os demais estados o valor máximo deve ser de 650 mil.


- A parcela do financiamento não pode comprometer mais que 30% da renda bruta familiar do comprador.


- É necessário ter conta vinculada ao FGTS.


-É necessário ter no mínimo 3 anos de contribuição ao FGTS, consecutivos ou não.

- Não pode ser proprietário ou futuro proprietário de qualquer outra residência.


-Duração do financiamento de até 420 meses.


SFI (Sistema Financeiro Imobiliário)


Esta modalidade de financiamento também foi criada pelo Governo Federal, porém ela visa atender situações peculiares na compra e venda de imóvel, este tipo de financiamento é disposto com recursos próprios das instituições financeiras, sendo desta forma uma operação de maior risco contendo taxas de juros maiores também.


No sistema SFI não existe um limite máximo de valor do imóvel nem do comprometimento da renda, tendo também até 420 meses para quitar o imóvel.


Minha Casa Minha Vida


Criado pelo Governo Federal o programa Minha Casa Minha Vida, visa facilitar a compra de imóveis para pessoas de baixa renda com famílias que possuam até 5.000,00 de renda por mês, porém para se enquadrar nessa modalidade existem alguns critérios e classificações.


- Para famílias com renda até 1.600,00 mensais financiam até 95% do imóvel com taxas de juros reduzidos pagando no mínimo R$ 25,00 por parcela, e o imóvel pode chegar até o valor máximo de 76 mil


- Para famílias á partir de 1.600,00 até 5.000,00 podem financiar imóveis até 190 mil nos estados de São Paulo, DF e Rio de janeiro e valores variáveis nos outros estados com subsídios menores, porém nesta classificação os imóveis devem estar na planta ou serem novos (até 180 dias de habite-se).


Para escolher o melhor tipo de financiamento imobiliário para você e sua família é preciso analisar cada componente relativos a sua renda, valor de imóvel e taxas, por isso pesquise bem e esclareça todas as duvidas antes de concluir a compra.

Quer entender mais sobre financiamentos de imóveis?


Acompanhe nossos próximos artigos ou entre em contato com um correspondente da Imóveis Catelani pelo e-mail imoveiscatelani@gmail.com ou pelo telefone (11) 2875-7504


Encontre o imóvel certo para você: www.imoveiscatelani.com.br

-

 
 
 

Comments


Destaque
Tags

@2016 Blog Imóveis Catelani

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page